Tornar o Mozilla Thunderbird mais fácil de utilizar

Depois de algumas observações sobre esta aplicação, nomeadamente no grupo Inclusap, trazemos um episódio breve, onde mostramos algumas configurações indispensáveis, outras opcionais, após as quais o cliente de e-mail Thunderbird vai ficar muito mais amigável.
Quem usa ou quer optar pelo Thunderbird, não perca!



Download para o computador

1 comentário a “Tornar o Mozilla Thunderbird mais fácil de utilizar”

  1. Oi vitor!

    Meus parabéns pelo excelente podcast feito para o Thunderbird.

    De fato, pequenas configurações como essas podem ser bem a diferença entre pessoas usarem esse cliente ou desistirem, e o thunderbird vale muito a pena ser usado.

    Por enorme coincidência, eu estou com uma máquina Windows sem o office e instalei o thunderbird aqui. Pensei em gravar um podcast algum dia para a BlindTec sobre meus aprendizados mas uns dois dias depois você disponibilizou o episódio.

    Nossas conclusões foram razoavelmente as mesmas quanto a configuração.

    Eu queria só deixar aqui uma dica e uma sugestão.

    A dica é a seguinte: para mim, ter um cliente de e-mails sempre aberto é excencial, porque gosto de ser notificado assim que novas mensagens cheguem. Mas há um custo de produtividade grande se eu deixo o cliente aberto que é o seguinte: sempre que estou andando pelas janelas (e eu troco bastante de janelas) com alt tab eu tenho que obrigatoriamente passar pela janela do cliente aberta e isso me faz perder tempo, por mais que seja apenas alguns segundos por vez ao ouvir a janela na lista de janelas abertas.

    No sistema Windows eu sempre fui um grande intusiasta de deixar softwares de e-mail, tocadores de música, qualquer tipo de coisas que eu preciso abertas mas que não preciso interajir com a interface de maneira regular minimizadas na sis tray.

    Eu tenho a funcionalidade e ao mesmo tempo não preciso ter a janela me atrapalhando na barra de tarefas.

    Para resolver o problema de como minimizar o thunderbird de maneira específica para a sys tray usei o complemento Minimize to Tray Revived em https://addons.mozilla.org/pt-br/thunderbird/addon/minimizetotray-revived/ e agora só me encomodo em abrir a janela quando chega alguma mensagem me utilizando do caps lock f11 no JAWS ou NVDA com o complemento correto ativo.

    A sugestão é você fazer um segundo episódio abordando a busca de mensagens e a organização por threading, pois a busca pode ser um tanto confusa e a organização é muito prática e boa parte das pessoas ainda não sabem disso.

    P.S. Descobri a blackscreen através de um ouvinte da BlindTec. Parece que somos os dois únicos podcasts de tecnologia geral e assistiva voltados ao público deficiente visual em lingua portuguesa. Se vocês ainda não ouviram, convido-os a conhecer o projeto e poderemos ter eventualmente algumas parcerias. Se não quiser deixar esse post script no comentário, pode editar a vontade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *